go to main content
Spi Logo@2Xv2

Projeto da SPi selecionado para Heart of Europe Festival & Fórum

HOE 1440X650
shape layout
voltar

Projeto da SPi selecionado para Heart of Europe Festival & Fórum

The Last Blue Summer, um projeto da SPi que une Portugal e a Ucrânia, foi um dos selecionados para pitch, na categoria de longa-metragem, na 3.ª edição do Heart of Europe Festival & Forum, que decorreu entre os dias 25 e 28 de setembro, em Varsóvia.  

A sessão de pitching foi realizada por Pedro Lopes, autor do projeto, e por Olesia Lukyanenko, coprodutora, que representaram as produtoras SPi e a Film UA, respetivamente. Inspirado em eventos atuais, The Last Blue Summer conta a história de uma viúva que tenta recuperar a alegria de viver, com a ajuda de um rapaz fugido da guerra da Ucrânia, que foi obrigado a crescer antes de tempo. Ainda em fase de desenvolvimento, este filme conta com a realização da atriz Margarida Vila Nova.

Esta seleção para pitch “mostra-nos que estamos no caminho certo, ao procurarmos projectos de qualidade, que sejam profundamente pessoais, mas que tenham a capacidade de viajar e de chegar a uma larga audiência”, afirma Pedro Lopes. A reação do público foi positiva e despertou ainda “o interesse de algumas produtoras polacas, e de outros países que fazem fronteira com a Ucrânia, e que poderão tornar-se parceiros de co-produção, permitindo que tenhamos acesso a um orçamento mais robusto”, acrescenta. 

Sendo um mercado vocacionado para projetos do centro e do leste europeu, promovido pela Polish Television, este festival contou com a presença das principais estações e produtoras da Europa central e de leste. Manuel Claro, Diretor de Negócios e de Coproduções da SPi, que também marcou presença, revelou-nos que esta foi “uma experiência muito interessante e enriquecedora para uma produtora portuguesa como a SPi. Por ser especialmente focado em projetos do leste europeu, o projeto de coprodução por nós submetido a concurso, e seleccionado para Pitch, faz todo o sentido neste evento.” 

Neste mercado também podem ser vistos os melhores e mais recentes conteúdos dos países da Europa Central e de Leste, nomeadamente “longas-metragens, séries de ficção, documentários, bem como programas de entretenimento, infantis e juvenis e projectos digitais produzidos pelas organizações públicas de televisão da Polónia, Chéquia, Eslováquia, Eslovénia, Hungria, Estónia, Lituânia, Letónia, Croácia, Sérvia, Roménia, Bulgária, Ucrânia e Geórgia”, segundo se pode ler no website oficial do Festival.

Patrícia Silva / SPi voltar