go to main content
Spi Logo@2Xv2

Manuel Claro: “Manter e reforçar a trajetória de crescimento da SPi”

MANUEL CLARO 1 1440X650
shape layout
voltar

Manuel Claro: “Manter e reforçar a trajetória de crescimento da SPi”

Manuel Claro assumiu a direção da SPi há um mês. O seu percurso profissional está ligado aos meios audiovisuais e, sobretudo, ao conhecimento dos mercados internacionais e à montagem financeira de projetos.

Até setembro deste ano, foi Film Comissioner da Portugal Film Comission, criada em 2019, com o objetivo de criar sinergias entre as indústrias criativas e o turismo, afirmar Portugal como destino internacional de filmagens e, apoiar o setor do cinema e audiovisual para a disponibilização de contactos e dinamização de parcerias para filmar em Portugal.

Ao longo de 12 anos, foi o responsável, em Portugal, da Europa Criativa Media, um programa da União Europeia de apoio exclusivo aos setores culturais e criativos.

No final de setembro, juntou-se à equipa da SPi, assumindo o cargo de Head of Business and Co-Productions, uma área vital da empresa do Grupo SP Televisão, criada em 2018.

Manuel Claro, por força das funções que desempenhou, conhecia a SPi:

“Sempre acompanhei com especial interesse e proximidade o trajeto da SPi, pioneira na coprodução internacional, com uma relação relativamente próxima em termos de acompanhamento com os programas de financiamento em que estava envolvido. Vi crescer e fui sempre acompanhando a evolução da empresa.”

Foi assim, que recebeu o convite “com alegria, motivação, energia e grande sentido de responsabilidade, tendo em conta o percurso que a empresa fez até agora, que a levou a estar num patamar elevado.”

Manuel Claro, que define como objetivo, “apostar num crescimento forte e sustentado, no que respeita à internacionalização do audiovisual nacional e à coprodução internacional, com projetos que mostrem o que de melhor se faz em Portugal” olha para o futuro sob duas perspetivas:

Em primeiro lugar, “há um percurso que nos orgulha”, mas, em segundo lugar, “é necessário reforçar e continuar o trabalho desenvolvido até aqui. Reforçar as ligações e parcerias já desenvolvidas e que tiveram sucesso, e, agora, desbravar novas oportunidades e conquistar novos mercados.”

“A SPi move-se no mercado global, muito competitivo, em que a qualidade dos projetos é o ponto essencial e inicial. A aposta é contar com bons projetos, acarinhar os autores que os apresentam, para que possam ver na SPi uma empresa fiável, estável, sustentável para os desenvolver e projetar internacionalmente” acrescenta.

Manuel Claro revela que a SPi tem em carteira “bastantes projetos com muita qualidade, onde depositamos muitas esperanças”, recordando que “a série Glória abriu imensas portas, é um marco inquestionável na empresa, mas o mercado é muito competitivo, uma vez que somos sempre conhecidos pelo último projeto que apresentamos. Isto é, o importante agora é o próximo projeto, sem nos deixarmos de orgulhar dos projetos com o Glória, Auga Seca, o Motel Valkirias (RTP, TV Galiza, HBO e Globoplay), que vai estrear no início do ano, do CODEX 632, que está em fase de pós-produção e de todos os outros projetos, mas, de qualquer das formas, o foco tem de estar no próximo.”

Manuel Claro, muito motivado, olha para o futuro da SPi com muito otimismo.

Luís Marinho / SP Televisão voltar