Empresa

A nossa história

A SPi, SA é a produtora do Grupo SP vocacionada para a produção de projetos internacionais e tem vindo a celebrar alianças estratégicas junto de empresas e produtores estrangeiros com o objetivo de identificar, juntamente com estes, conteúdos com potencial de venda internacional, produção e respetiva distribuição.

A SPi reúne uma equipa com uma longa trajetória de presença em festivais, mercados e fóruns de coprodução e desenvolve a componente internacional dos seus projetos apresentando conteúdos que despertem o interesse em mais do que um território.

A produtora tem no seu currículo a produção de Auga Seca, uma série de 6 episódios em coprodução com a produtora Portocabo, que estreou em 2020 na RTP e Televisão da Galiza (TVG). A série conta com a distribuição internacional por parte da britânica DCD Rights. Auga Seca foi ainda transmitida na HBO Portugal e Espanha, onde se posicionou no top 5 dos conteúdos mais visualizados da plataforma.

A SPi notabiliza-se ainda por estar a produzir a primeira série original Netflix em Portugal – Glória – uma série de dez episódios, produzida com o apoio da RTP.

A produtora coproduziu ainda o documentário A Mais Longa Jornada que assinala os quinhentos anos da viagem circum-navegação de Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano em parceria com a produtora La Claqueta, emitido pela RTP e pela TVE e EITB.

Ainda no campo da não-ficção, nomeadamente no lifestyle, a SPi coproduziu o programa Sem Fronteiras, em parceria com a produtora M Internacional, que está a ser transmitido em simultâneo na RTP e na TVG.

Este ano ficou marcado pela estreia de O Bar do Gilmário, sitcom produzida para a Disney e exibida no Mundo Fox (Angola e Moçambique) e pelo inicio das filmagens da 2ª temporada de Auga Seca.

Em fase de pós-produção encontra-se Chegar a Casa, série de ficção coproduzida pela SPi e CTV para a RTP e TVG que tem estreia prevista para este ano.